domingo, 2 de janeiro de 2005

A Doula no Parto

Há pouco tempo, a palavra doula passou a ser conhecida como a mulher treinada e com experiência em nascimentos, que provê suporte físico, emocional e informacional à mulher e sua família durante o trabalho de parto, parto e pós-parto. No entanto o papel da doula é antigo. Ao longo da história e em diferentes culturas, a mulher recebe apoio, encorajamento e companheirismo de outras mulheres durante o trabalho de parto, o nascimento e as primeiras horas, dias e semanas após, as quais recebem o recém-nascido em seus corações (…). É assim que o movimento das doulas passou a tornar-se global. (…) A partir do momento em que o parto se tornou tecnocrático, separando o corpo da mente e conduzindo-o para um ambiente altamente tecnológico – como diz a antropóloga americana Robbie Davis Floyd, “vendo o corpo como uma máquina” – um pequeno grupo de mulheres começou a ocupar um lugar no trabalho de parto e na consciência de um modelo holístico de nascimento, honrando e ajudando mulheres a integrarem corpo, mente e espírito á medida que vivenciam o rito de passagem para maternidade. As doulas estão se tornando benvindas, apreciadas e recomendadas nas maternidades. Os benefícios que promovem vão muito além das reduções expressivas em cesarianas. Já foi provado que mulheres assistidas no parto por uma doula experimentaram maior satisfação com a experiência de dar à luz, elevaram a auto-estima, sentiram-se mais positivas com os seus bebés e diminuíram as taxas de depressão pós-parto.
Os benefícios para a sociedade incluem a redução de custos com os cuidados obstétricos e a obtenção de forma mais natural de bebés e mulheres mais saudáveis.
Acredito que se almejamos um mundo mais pacífico e menos violento, devemos rever o modo como recebemos novas vidas neste mundo. Quando as mulheres e suas famílias são apoiadas, respeitadas e cuidadas continuamente pelas doulas de maneira agradável e humana durante o parto, as mães sentir-se-ão mais capazes de criar laços e cuidar de seus bebés com carinho e amor nestes importantes primeiros momentos.

Texto (adaptado) de apresentação do livro de Fadynha - "A doula no parto" - por Debra Pascalli-Bonaro, conhecida doula norte americana.

4 comentários:

Susana Vasconcelos disse...

Olá doula Carla.
Queria perguntar se no Porto há alguém que preste um serviço como o vosso?
Obrigada e um ano de 2005 cheio de partos com muito sucesso!
Susana (debebe.blogspot.com)

Carla Guiomar disse...

Olá Susana,

Temos três pessoas mais próximas do Porto que vão fazer formação connosco em Janeiro e talvez alguma delas possa estar disponível para te acompanhar. Por favor contacta-nos através do endereço doulasdeportugal@yahoo.com e poderemos dar-te mais detalhes e os nossos contactos telefónicos e de messenger. De qualquer forma estamos sempre disponíveis para te ajudar à distância em tudo o que pudermos, mesmo que seja só para conversar. Para quando esperas o bebé?

Beijinhos!
Carla Guiomar

Carla Guiomar disse...

Também te convidamos a entrar na nossa activa lista de discussão, onde se discutem todos os hot topics da gravidez, parto, e maternidade, e que se encontra neste endereço:
http://groups-beta.google.com/group/DoulasdePortugal

ni disse...

Uma espreitadela rápida só para desejar um muito bom ano de 2005! E que sorte que têm as moças que vão fazer a formação! Eu tb quero, espero que façam outra lá mais para a frente...
Muitos beijinhos e abraços