sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Devolvam-me o parto!

Workshop para grávidas que querem um parto vaginal depois de uma ou mais cesarianas.


O objectivo deste workshop é o de "empoderar" mulheres grávidas, dando-lhes ferramentas para utilizar o poder da meditação de uma forma mais consciente e fazer desse poder uma técnica para criar o parto que verdadeiramente desejam. Pretendemos eliminar bloqueios interiores, permitindo a cada uma de nós, mulheres, dar o melhor de si!


Programa:


1 - O que é a visualização criativa ( V.C.)

Mecanismos da V.C.

Um exercício fácil de visualização criativa

A importância do relaxamento

Como visualizar

Etapas fundamentais para uma visualização criativa eficaz



2- Aplicações da V.C. na gravidez e no parto


Como comunicar com o bebé

Visualização do parto

Meditações e afirmações

Abrir os centros de energia

Criar o seu santuário

Encontrar o seu guia

Utilização de afirmações



3- Meditação Guiada com visualização criativa do parto


Partilha e interpretação da visualização

Facilitadora: Catarina Pardal, mãe de 2 filhos, Doula e Educadora Perinatal, Instrutora de Yogilates para grávidas


Duração: Cerca de 4 horas


Local: DSO - Sintra - Sº João das Lampas


Data: Domingo 7 de Março de 2010 das 15h ás 19h


Contribuição: 20 euros


Grátis para doulas desde que acompanhadas por uma grávida
Informações e inscrições:
http://gravidasemforma.blogspot.com/
catarinapardal@sapo.pt

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Formação "Música e Som para a Saúde Primária na Gravidez e Parto" com Giselle Whitwell

 Formação com Giselle Whitwell no Porto nos dias 5,6,7 e 12, 13 de Março de 2010.

2 Formações em “Música e Som para a Saúde Primária na Gravidez e Parto”:

I. Workshop para grávidas ou casais – dia 5 de Março de 2010, 18h-21h, donativo mínimo 15 euros - máximo 8 casais

II. Formação para profissionais (parteiras, doulas, educadores perinatais, musicoterapeutas, outros interessados), num total de 30 horas – dias 5 e 12 de Março de 2010 das 18h às 21h e 6, 7 e 13 de Março de 2010 à volta de oito horas por dia, com o investimento de 220 euros (almoço e coffe-breaks incluído) - máximo 15 participantes

As duas formações vêm enriquecer o nosso conhecimento sobre o pré-natal, demonstrando pela prática a importância crucial do som no estabelecimento de laços afectivos entre o bebé e os pais desde o pré-natal. Todo o relacionamento posterior com o bebé é construído sobre a qualidade das primeiras trocas afectivas com o bebé, pelo que o uso da música se reveste de primordial importância, uma vez que permite comunicar com o bebé desde muito cedo (o sentido da audição está formado desde o quarto ou quinto mês de gestação). Neste trabalho vão ser utilizadas as canções de embalar, entre outras técnicas. 
A música afecta as células e os órgãos do nosso corpo, podendo ter consequências na digestão, circulação e pressão sanguínea, nos padrões de respiração e estados de consciência. Deste modo, a técnica de entoar (toning) , que será ensinada, revela-se muito eficaz para apoiar a gravidez, trabalho de parto e parto. 

Giselle E. Whitwell é musicoterapeuta desde 1997, educadora perinatal (certificada por Birth Works), doula (certificada por DONA) e instrutora de parentalidade pré-natal. Encontra-se no processo de certificação como terapeuta de cura através da voz pela escola Uncovering the Voice. Publicou diversos artigos sobre a importância do som, música e movimento durante a gravidez. É a fundadora do Centro para a Música Pre-Natal e Perinatal, em Austin, Texas, USA.

Aproveite esta excelente oportunidade para fazer esta formação. O preço reduzido só é possível devido à participação da Giselle na Conferência sobre Saúde Primária e Nascimento organizada pelo Dr. Michel Odent, no país vizinho! (http://www.wombecology.com/conference/).

Para mais informações: Marta 934257464 limarta@gmail.com e http://musicanagravidezeparto.blogspot.com/ (consulte o programa detalhado)

Apoios: ADP, ANEP, HumPar

Inscrições até dia 1 de Março

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Aulas de yoga / pilates para grávidas em Sintra

Ilustração Sara Teixeira
Muito mais que aulas de yoga, pilates ou yogilates para grávidas, são encontros de Mulheres que estão grávidas ou pretendem engravidar.

Porque a energia feminina é divina, o nosso objectivo é "empoderar" mulheres para que acreditem no seu corpo e na sua capacidade inata para gerar e parir um novo ser...

São aulas/encontros de 1h30m onde vamos trabalhar a parte física, mental e espiritual com posturas de yoga e pilates, recorrendo ao poder da meditação...
A futura mãe ganha uma consciência corporal muito grande e aprende a trabalhar os músculos do soalho pélvico, o que auxilia bastante durante o parto.

Encontros / aulas ás 4ª das 18h30m ás 20h (também disponível ao domicilio)

Com Catarina Pardal ( Doula )

Contribuição: 1x por semana - 25 euros por mês
Mais informações: catarinapardal@sapo.pt ou telemóvel 91926784

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Devolver o protagonismo à mulher não é só para o parto

Não é propriamente um tema ligado à actividade da doula, nem sequer à humanização do parto, no entanto é algo que nos toca a todas e muito.

Trabalhamos para devolver o protagonismo da mulher nessa fase incrível da sua vida que é a gravidez e o parto.
Lutamos para combater a maneira como a mulher passa a ser tratada quando descobre que carrega no seu ventre a semente de uma nova vida - como alguém que de repente deixa de conseguir pensar por si mesma e tomar as melhores decisões para si e o seu bébé; como diziam, e muito bem, os Monty Python no seu maravilhoso sketch sobre o parto: "You're not qualified!"
Fazemos o nosso trabalho com as mulheres, com os casais, para que eles possam reclamar para si esse protagonismo, essa importância, porque quem deve estar no centro deve ser a mulher e a sua criança. e não o médico.

Trabalhamos e lutamos pela mulher, mas também, sempre, pelo bébé. Esse trabalho não pode acabar depois do parto. É preciso continuar a lutar para defender a amamentação, para defender as opções de sono do casal no que respeita ao seu filho, para defender a sua opção de (não) vacinar, de (não) dar medicamentos ...
Trabalhamos e lutamos para que aquela mãe, aquele casal, continue a confiar em si, nos seus instinctos e nas suas capacidades maternas/paternas.

Devolver o protagonismo à mulher não é importante só na gravidez e parto, mas também na maternidade, e por isso acreditamos que uma mulher que reclama para si a tomada de decisões durante a gravidez e parto vai continuar a fazê-lo durante o resto da sua vida.

Por tudo isto, deixo-vos aqui uma leitura que, espero, vos faça pensar um pouco.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Gisele Bundchen preferiu que o seu filho nascesse em casa na água

Alguém que fala de forma curta mas intensa da sua experiência extraordinária de
maternidade!

Parir em casa, não querer estar anestesiada, manter-se focada no momento presente do nascimento de um filho, dar de mamar em exclusivo, não ter babás para cuidar do filho e sentir a poderosa transformação da mulher em fêmea por via da maternidade

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1201996-7823-GISELE%20BUNDCHEN%20FALA%20PELA%20PRIMEIRA%20VEZ%20DEPOIS%20DO%20NASCIMENTO%20DO%20FILHO,00.html

Contribuição das Doulas Yara-Cléo e Ângela Coelho