terça-feira, 8 de maio de 2007

Semana Mundial pelo Parto Respeitado

Porque toda a mulher tem direito ás suas escolhas informadas sempre e especialmente no acto de parir, realiza-se de 7 a 13 de Maio a “Semana Mundial Pelo Parto Respeitado”.

Cada parto é uma experiência única e marcante na vida de qualquer mulher. É de extrema importância que essa experiência seja positiva.

Numa experiência de parto positiva a mulher re-descobre a sua força interior, renasce ainda mais segura de si, mais feliz, ela sente-se capaz de "mover este mundo e o outro", torna-se numa autêntica heroina da sua vida.

Pelo contrário, uma experiência de parto negativa pode trazer consequências psicológicas sérias na vida da mulher e na do seu filho. A maternidade que supostamente deveria ser uma experiência feliz torna-se dolorosa... a probabilidade de vir a sofrer uma depressão pós-parto aumenta.

Quantas mulheres não se sentiram (ou não se sentem) castradas na sua feminilidade, no seu instinto e na sua intuição por causa de uma experiência de parto em que não tiveram possibilidade de escolher a forma de parir os seus filhos?

Quantas mulheres não se sentiram "desmulheradas" ao terem sido "obrigadas" a aceitar determinados procedimentos hospitalares rotineiros que não trouxeram mais-valias para elas e para os seus filhos, por não terem sido consultadas e informadas antes de lhes imporem procedimentos ao longo do seu trabalho de parto e parto?

A mulher deve ter o direito a fazer as suas próprias escolhas de uma forma consciente e informada ao longo de todo o processo de gestação e parto.
A mulher deve ter o direito à sua experiência de parto feliz e positiva, a ser protagonista no seu parto.

No seguimento da Semana Mundial pelo Parto Respeitado, a HumPar (Associação Portuguesa pela Humanização do Parto) com a preciosa colaboração da congénere argentina “Dando a Luz”, traduziu e lançou no seu site uma série de 5 vídeos/spots.

Vale a pena vê-los, cliquem aqui

Doulas de Portugal na Convenção de Doulas em Paris

French doulas convention 2007

É com muita alegria que a Associação Doulas de Portugal participará na 5ª Convenção de Doulas organizada pelas Doulas da França onde estarão várias organizações de doulas a nível europeu, num encontro de partilha, inspiração e desenvolvimento de projectos para a construção de uma rede cada vez mais forte de apoio às mães na Europa.

quinta-feira, 3 de maio de 2007

Nascimento do Matheus

Muitos parabéns!
Muitos parabéns à Alda Santos (Aldinha) pelo nascimento do seu filho, hoje às 03h30m da madrugada, num parto domiciliário intenso mas cheio de sintonia e amor. Parabéns Alda e Allan pelo vosso rapagão.
Um grande beijinho de felicidades para a nova família.

Workshop em Sintra

Outro olhar sobre o parto e o nascimento...

A chegada de um bebé, para a maioria das pessoas, traz muitas dúvidas, ansiedade e a necessidade de nos sentirmos mais seguros no nosso papel de pais.
Porque existem outras formas de olhar para a chegada de um novo Ser, de vivenciar a gravidez e de experiênciar o parto, convidamo-la(o) a fazer este workshop onde abordaremos estes temas numa perspectiva holistica, à luz da humanização do parto e nascimento.
Nesta história, devolvemos o protagonismo à mulher e ao bebé, voltamo-nos para o nosso sentir e recuperamos a confiança na natureza que sempre nos mostrou a capacidade inata que todas as mulheres têm para gerar, dar à luz e alimentar os seus filhos. Olhamos para os novos pais, para as novas famílias, à luz de uma outra consciência que começa a surgir no planeta em que as palavras-chave são: Amor, Equilíbrio, Responsabilidade e Confiança.

Temas a abordar:

A fase final da gravidez – o alívio de pequenos desconfortos

O parto:

  • Fisiologia do parto
  • Parto natural e parto com intervenção
  • Parto hospitalar e parto domiciliário
  • Alternativas naturais para o alivio da dor
  • A mulher e o bebé protagonistas do parto

Pós-Parto e amamentação

Cuidados com o bebé:

  • Cuidados de higiene
  • O choro
  • O sono
  • O toque

    Sábado, 5 de Maio das 9h30 às 18h30
    Quinta dos Lobos – Sintra

    Contribuição – 40 euros (existe a possibilidade de almoçar na quinta, o almoço é vegetariano e tem o custo de 10 euros por pessoa)


    Facilitadoras:


Cláudia Silva
Mãe da Teresa com 3 meses
Enfermeira na Unidade de Neonatologia do Hospital de Évora
Doula* da Associação Doulas de Portugal, sócia da Humpar – Associação Portuguesa para a Humanização do Parto.
Instrutora de Massagem Infantil pela IAIM
cclaudiasilva@gmail.com Tlm. 96 6104871


Carla Silveira
Mãe da Maria com 3 anos
Instrutora de Yoga pela Federação Portuguesa de Yoga, dá aulas de Yoga para grávidas
Doula* da Associação Doulas de Portugal, sócia da Humpar – Associação Portuguesa para a Humanização do Parto.
carlasilveira@sapo.pt Tlm. 96 8221869

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Workshop na Quinta das Rosas

As Doulas de Portugal estiveram reunidas neste dia 1 de Maio, na Quinta das Rosas, em Évora, num excelente encontro de partilha e reflexão sobre alguns temas centrais no nosso trabalho: sexualidade, espiritualidade, medos, a doula e a sua relação com os elementos do núcleo familiar da mãe.


O nosso muito obrigada aos nosso queridos anfitriões, Isabelle e Paulo, que nos receberam na sua casa cheia de amor, luz, cores e deliciosos sabores, proporcionando-nos a todas um dia magnífico!