segunda-feira, 18 de setembro de 2006

Trabalho com Grávidas, pais/mães e bebés, e a primeira infância

Vai-se realizar, pela primeira vez em Portugal, uma acção de formação em primeiros socorros emocionais para grávidas, bebés e mães, dirigido a profissionais de áreas como psicologia, pediatria, enfermagem, educação infantil, etc.

A investigação sobre bebés tem dado ênfase à importância das experiências de vinculação bio-emocional (bonding) entre mãe e filho para o desenvolvimento do ser humano. Os distúrbios destas experiências de vinculação, nomeadamente durante o parto, situam-se também, e sobre tudo, a nível corporal.
Paula Diederichs, prestigiada terapeuta psico-corporal alemã estuda, há mais de 15 anos, o fenómeno dos bebés chorões, tendo desenvolvido um trabalho pioneiro nesta área com a criação dos quatro Centros de Serviço Ambulatório ao Bebé-Colérico. Nestes Centros é utilizado o seu método de intervenção de emergência - Primeiros Socorros Emocionais. Este método consiste numa forma de terapia breve que inclui os aspectos corporal, energético e relacional em simultâneo.
Esta formação decorrerá entre Dezembro de 2006 e Jan. 2008 em sete encontros de 2 a 4 dias, organizada pelo Centro de Formação Asas e Raízes. Para mais informações consulte www.asaseraizes.pt .

Paula Diederichs Formada em Pedagogia Social, frequentou vários cursos de Terapia psico-corporal: Biodinâmica de Gerda Boyesen, Rob Bennett, David Boadella, Myron Sharaf, Francesco Dragotto e, neste contexto, principalmente com Eva Reich. Criou os Centros de SOS BEBÉS para Pais e Bebés em Crise, avaliados cientificamente em três estudos da Universidade Livre de Berlim, que têm sido criados também noutras cidades dentro e fora da Alemanha. A par da intervenção na prática, é autora de um livro sobre Bebés chorões, lecciona no Instituto Superior em Darmstadt, e divulga o seu trabalho em Conferências e Workshops nacionais e internacionais.
É Presidente da Associação de Parteiras Humanizadas e da liga da Amamentação da Áustria.

Sem comentários: