sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Cursos de Formação - GAMA em Portugal

No próximo mês de Novembro irão realizar-se, em Portugal, três cursos de formação orientados pelo
http://www.maternidadeativa.com.br/ .

Educadora Perinatal - Curso para profissionais da área de saúde e doulas que queiram dar cursos de educação para o parto. 1 a 5 de Novembro
http://www.maternidadeativa.com.br/educadorap.html

Aleitamento Materno - Curso para profissionais da área de saúde, especialmente enfermeiras, médicos pediatras, psicólogas e doulas, para que possam oferecer auxílio efectivo a mulheres que desejam amamentar os seus bebes. 6 a 8 de Novembro.
http://www.maternidadeativa.com.br/aleitamentop.html

Yoga para Gestantes - Curso para Profissionais que queiram formar turmas de yoga para gestantes de 8 a 10
http://www.maternidadeativa.com.br/yogaformacaop.html

Os cursos irão ter lugar no Hotal Arribas, na Praia Grande em Sintra (para ver mais http://www.hotelarribas.com/ )

Para mais informações, esclarecimentos e/ou inscrições, por favor contactar:
catarinapardal@sapo.pt
Telemóvel – 919267844
Messenger – catarina_doula@hotmail.com

3 comentários:

Patrícia disse...

Boa noite! Só gostaria de deixar um alerta: em Portugal os Cursos de Preparação para o Parto são da exclusiva competência de Enfermeiras Especialistas em Saúde Materna e Obstétrica, pelo que, mesmo tendo um Curso nessa área não dá competências a nenhum outro profissioal para o fazer. A Ordem dos Enfermeiros já emitiu acerca desse assunto.

ritacor disse...

Olá Patrícia! Obrigada pelo teu alerta, mas gostaria de aqui deixar algumas considerações para evitar mal-entendidos, que faço exclusivamente a título pessoal:
O curso da Gama - Maternidade Activa, é destinado a toda e qualquer pessoas. Logo, se um enfermeiro especialista o quiser fazer, no sentido de enriquecer a sua formação técnica e pessoal com a partilha de experiências de outros profissionais, será certamente muito bem-vindo.
De resto, qualquer pessoas é livre de fazer os cursos que quiser para enriquecer a sua formação pessoal.
É certo que poderá não ser reconhecido "oficialmente", pelo menos para já.
E o tal parecer da Ordem dos enfermeiros também não habilita fisioterapeutas a fazer os Cursos de Preparação para o parto, quando há muitos por esse país fora a fazê-lo de forma bastante correcta quer do ponto de vista técnico como pessoal.
Seja como for, e polémicas à parte, este curso é uma boa oportunidade para aprender com profissionais de outro país, e perceber mais como é que se fazem as coisas "lá fora".
E para quem quiser perceber do que é que estamos a falar, aqui fica o link para o tal parecer da Ordem dos Enfermeiros:
http://www.ordemenfermeiros.pt/images/contents/uploaded/File/sededestaques/Parecer%20123.pdf

Rita Correia

Anónimo disse...

Boa tarde!
Não pude deixar de escrever aqui uma mensagem depois do que li. A Preparação para o parto NÃO É da exclusiva competência de nunhuma profissão específica. O que se passa na realidade, e não me parece que a Patrícia esteja bem informada, é que dentro da área da enfermagem, segundo o despacho dado pela Ordem dos enfermeiros referido pela Rita, apenas as enfermeiras especialistas em saúde materno-infantil tem autorização para dar preparação para o parto, mas esta situação aplica-se apenas AOS ENFERMEIROS.
Há espaço e partilha de conhecimentos para todos, basta termos o coração e a mente abertos.
Um abraço,
Marta