Vai realizar-se, pela segunda vez em Portugal, uma acção de formação dirigida a profissionais de áreas como psicologia, pediatria, enfermagem, educação infantil etc. em primeiros socorros emocionais para grávidas, bebés e seus pais.
A investigação sobre bebés tem dado ênfase à importância das experiências de vinculação bio-emocional (bonding) entre mãe e filho para o desenvolvimento do ser humano. Os distúrbios destas experiências de vinculação, nomeadamente durante o parto, situam-se também, e sobre tudo, a nível corporal. Paula Diederichs, prestigiada terapeuta psico-corporal alemã estuda, há mais de 17 anos as consequências emocionais das práticas modernas de nascer http://www.asaseraizes.pt/docs/cesariana.pdf, e o fenómeno dos bebés chorões http://www.humpar.org/artigo_bebes_choroes.htm, tendo desenvolvido um trabalho pioneiro nesta área com a criação dos quatro Centros de Serviço Ambulatório ao Bebé-Colérico. Nestes Centros é utilizado o seu método de intervenção de emergência - Primeiros Socorros Emocionas. Este método consiste numa forma de terapia breve que inclui os aspectos corporal, energético e relacional em simultâneo.
Esta formação decorrerá entre Abril de 2008 e Fevereiro 2009 em sete encontros de 2 a 4 dias, organizada pelo Centro de Formação Asas e Raízes.
Para mais informações por favor consulte www.asaseraizes.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário