segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Doulas de Portugal em Seminário na Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches



A Associação Doulas de Portugal participou no Seminário "Cuidar da Mãe e do Bebé", que decorreu no passado dia 4 de Fevereiro, na ERISA - Escola Superior de Saúde Ribeiro Sanches, em Lisboa, dirigido essencialmente aos alunos da Unidade Curricular de Enfermagem Materno-Infantil e do respectivo Ensino Clínico.
A jovem audiência de futuros enfermeiros mostrou-se atenta e desperta para a importante fase que atravessamos na assistência ao parto em Portugal - a fase da humanização dos cuidados com base nas evidências científicas e recomendações da OMS, seguindo o exemplo de países mais desenvolvidos, onde o trabalho das parteiras e doulas é reconhecido como uma mais valia de qualidade para as mães e bebés.

A Presidente da Direcção, Carla Guiomar, conduziu esta apresentação onde foram abordados temas como: quem são as doulas, qual o seu papel, como se integram na equipa prestadora de cuidados, o serviço que oferecem que os outros profissionais não podem fazer, bem como aquilo que não fazem - actos médicos - que competem aos profissionais de medicina e enfermagem obstétrica, e os benefícios cientificamente comprovados do acompanhamento pela doula.
Outros temas abordados foram a fisiologia do parto, as necessidades básicas da mulher em Trabalho de Parto, a necessidade de compreendermos a mulher como um mamífero e percebermos o que a afecta e interfere com o desenrolar do parto.
Foi também apresentada a nossa Filosofia e o que entendemos como o verdadeiro significado da humanização - promover o papel central e activo da mãe em todo o processo.

A ADP aproveitou mais esta oportunidade para mostrar a nossa vontade de cooperar com todos os outros profissionais envolvidos para melhorarmos a qualidade dos nosso serviços e as experiências de parto para as mães.
O nosso agradecimento à Enfermeira Lídia Lopes, Docente da ERISA, que nos endereçou este convite e mostrou todo o seu interesse e entusiasmo pelo trabalho desenvolvido pelas doulas em prol de um parto cada vez mais respeitado, feliz e saudável em Portugal.

Sem comentários: