domingo, 19 de abril de 2009

Parto em casa é tão seguro como no hospital



Um estudo holandês que envolveu 530 mil partos demonstrou que, para as grávidas de baixo risco, dar à luz em casa é tão seguro quanto dar à luz no hospital.

Os investigadores avaliaram, sobretudo, os riscos para o bebé e verificaram que o número de mortes e de complicações foi igual em ambos os locais.

«Concluímos que para as grávidas de baixo risco em princípio de trabalho de parto é tão seguro parir em casa com uma parteira como num hospital com uma parteira. Estes resultados vêem reforçar a necessidade de políticas que encorajem as mulheres saudáveis a escolherem o local de parto», afirmou Simone Buitendijk, uma das autoras do estudo, citada pela BBC.

Na Holanda, o parto em casa é bastante vulgar e corresponde a um terço dos nascimentos. Por outro lado, a Holanda está entre os países da Europa onde morrem mais bebés durante o parto ou imediatamente após o nascimento. Pensava-se que a elevada taxa de mortalidade dos bebés poderia estar relacionada com o facto de nascerem em casa, mas este estudo veio acabar com esse mito.

Simone Buitendijk destaca ainda que o mais importante é que a grávida seja seguida durante o parto por uma parteira altamente especializada, que perceba quando é necessário o transporte para o hospital e que o consiga fazer rapidamente.

Este foi o maior estudo realizado até agora sobre este tema e as conclusões foram publicadas no British Journal of Obstetrics and Gynaecology.

Fonte: PAIS&Filhos

Imagem de TheHumanPacifier

1 comentário:

Chuva disse...

Pena que em portugal não haja esta rede de apio toda montada e bem montada. Havemos de lá chegar!
Eu dei o meu melhor, com ajudas preciosas, e só dei entrada com 8cm.
Melhor que ter ficado amarrada e limitadas (eu e a minha filha) todo aquele tempo, em que bamboleámos, fui à casa de banho, ía vendo o rolhão mucoso a sair aos poucos, me pus de gatas, aqueci uma almofada de sementes as vezes que quis e a coloquei na zona lombar, falei com Amigas, ri e sorri, gemi e ouvi o estrondo das águas a rebentar.
Até à entrada na Maternidade foi uma coisa, depois... foi outra!
Mas estamos bem! :O)