sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Encontro / Feira Maternidade Natural - Natural Parenting nos dias 25 e 26 de Setembro em Sintra

Porquê um Encontro sobre Maternidade Natural?

"Natural Parenting" tem como base uma filosofia de vida dos pais , conscientes e responsáveis . seguindo diversos princípios:

1 ) Attachment Parenting - Educação intuitiva
vê aqui os 8 princípios )

 1. Preparação para o parto

A ligação precoce com o bebé começa com a preparação pré-natal e a participação atenta e activa no parto.

2. Reacção emocional
Compreender e responder de forma sensível às necessidades emocionais do bebé é a pedra basilar da Educação Intuitiva. Lembre-se de que chorar é a forma do seu bebé lhe dizer que está perturbado/a. Criar um laço ou ligação forte como seu bebé é mais do que simplesmente cuidar das necessidades físicas do bebé...

3. Alimentar com amor e respeito
A amamentação satisfaz as necessidades do bebé relativamente à melhor nutrição possível e contacto físico.

4. Transportar o bebé ao colo; o contacto afectivo
Transportar o bebé pegando-o ao colo ou utilizando porta-bebés de materiais suaves que mantêm o bebé próximo satisfaz as necessidades do bebé quanto a contacto físico, segurança, estimulação e movimento, que promovem o desenvolvimento óptimo do cérebro.

5. Assegurar um sono seguro, fisica e emocionalmente
É importante ser receptivo às necessidades nocturnas do bebé. A API recomenda que se mantenha o bebé numa proximidade íntima, num ambiente de sono seguro. Em muitas culturas é considerado normal e espera-se dos pais que durmam com os seus filhos. Investigações recentes demonstraram que alguns dos benefícios incluem melhor qualidade de sono para as mães e risco reduzido de SMSI (síndrome da morte súbita infantil) para os bebés.

6. Evite separações frequentes ou prolongadas
Os bebés possuem uma necessidade intensa pela presença física de pais afectuosos e receptivos. Através dos cuidados diários e interacções afectuosas formam-se fortes laços entre pais e criança. As separações frequentes ou prolongadas podem interferir com o desenvolvimento de ligações seguras.

7. Pratique a disciplina positiva
À medida que uma criança cresce é necessário estabelecer fronteiras e limites. Disciplina positiva, métodos não-violentos e apoio afectuoso promovem o desenvolvimento do auto-controlo e empatia em relação aos outros.

8. Mantenha o equilíbrio na sua família
O equilíbrio é a chave para evitar o "esgotamento dos pais" e pode ser alcançado cuidando de si através de exercício, descanso e alimentação saudável. As necessidades de um bebé são intensas e imediatas, mas é possível alcançar o equilíbrio na satisfação das necessidades do bebé, assim como das necessidades de outros membros da família.·



2 ) Responsabilidade Ecológica: As famílias esforçam-se para reduzir a sua pegada ecológica, fazem escolhas earth -friendly  ( como escolher produtos orgânicos sempre que possível, usar fraldas de pano ou praticar higiene natural - com/sem fraldas ) . Os pais escolhem brinquedos e roupas feitas de fibras e materiais naturais . As famílias gastam tempo de qualidade a apreciar o mundo natural.

3 ) Práticas de Saúde Holística: As escolhas dos pais em relação a todos os cuidados de saúde (vacinação ,  intervenções médicas , medicamentos , etc.) são feitas de uma maneira critica e consciente Muitas famílias escolhem a utilização de cuidados de saúde alternativos ou naturais, tais como reflexologia, homeopatia, etc.

4 ) Natural Learning: As famílias passam tempo juntos, e as crianças aprendem através de actividades diárias. Os pais tentam facilitar uma aprendizagem que pode inclui pedagogias alternativas, ensino domestico, ou unschooling .

Acima de tudo, estes pais pretendem desenvolver um vínculo profundo com seus filhos, baseado no respeito mútuo.


Podes encontrar mais informação aqui:
Alfie Kohn  -  escreveu um excelente livro chamado “Unconditional Parenting: Moving from Rewards and Punishment to Love and Reason

Attachment Parenting International: Tem como missão instruir e apoiar todos os pais para que consigam criar crianças seguras, alegres e empáticas, com o objectivo de fortalecer os laços familiares e criar um mundo com mais compaixão.


. podes ver AQUI o grupo em Portugal

The Continuum Concept:

Dr. Sears

Holistic Moms Network

kellymom: Ampla informação baseada em evidências sobre aleitamento materno ( e não só)

http://www.mothering.com/  :

Naomi Aldort:  autor de "Raising Our Children, Raising Ourselves.

Want a Miracle - blog de uma mãe, escrito em português. RECOMENDO!!!


The Baby Dust Diaries

•Code Name: MAMA

Breastfeeding Moms Unite

Fluffy Bottoms & KiwiBerries

Hobo Mama

Living Peacefully with Children

One Starry Night

Peaceful Parenting

PhD in Parenting

Strocel

Para falar sobre estes assuntos resolvemos fazer um encontro de famílias onde estes temas serão abordados.
Espero ver-te por lá!

Sem comentários: