quinta-feira, 30 de setembro de 2004

A doula e a mãe

É muito importante que a doula estabeleça uma relação de confiança com a mãe, antes do parto, que pode ser construída em alguns encontros consoante o desejo da grávida.
Uma doula faz-se de três aspectos assenciais. A experiência da maternidade, uma vocação, e a procura contínua de de informação fidedigna.
A doula está ao lado da mãe, promovendo a sua auto-confiança, defendendo as suas decisões informadas e conscientes. A doula também presta serviços no pós-parto.
Vários estudos comprovam os benefícios da presença de uma doula durante o trabalho de parto, diminuindo significativamente o número de intervenções médicas desnecessárias e aumentando a satisfação das mulheres relativamente à sua experiência de parto.

Neste momento existem duas doulas com formação feita com o obstetra Michel Odent e a doula Liliana Lammers e que estão disponíveis para prestar serviços e dar formação em Portugal para outras mulheres interessadas nesta maravilhosa profissão.

1 comentário:

Anónimo disse...

encontrei o vosso blog por mero acaso e nunca tinha ouvido falar de doulas.
vivo na holanda onde a maternidade e encarada de uma forma mais natural do que em portugal. tive dois filhos, sem epidural, sem ctg's, sem provocacao de contraccoes e tudo de uma forma muito natural. aos meus partos assistiram a parteira (que me acompanhou durante toda a gravidez) e o meu marido! aqui nao se vai ao ginecologista durante a gravidez so em casos de risco e o orgulho nacional e o nascimento das criancas em casa. quando so bebes nascem no hospital e tudo corre bem e uma questao de horas e monotorizacao do estado de saude do bebe, no mesmo dia vem-se para casa onde nos aguarda uma 'doula' que nos acompanha durante uma semana e ensina os cuidados a ter com o bebe e conosco, mima os filhos mais novos, recebe visitas, enfim somos tratadas como rainhas.
nao conheco ninguem aqui na holanda que tenha tido bebe por cesariana e em portugal quase todas as minhas amigas tiveram parto de cesariana chegando ao ridiculo de o escolher. por estar tao longe sinto que com as minhas amigas pouco em comum temos sobre a maternidade e fui muito ridicularizada ao contar como tudo por aqui se passa. isto tudo para dizer que e de louvar o vosso blog e so espero que mais mulheres abram os olhos para o mundo e que pensem no que e mais importante o nosso bebe e o nosso bem estar!
parabens
sonia