Está comprovado cientificamente que o acompanhamento da mãe por uma doula contribui para uma diminuição significativa de intervenções como o uso de oxitocina, fórceps, ventosas e cesarianas, de pedidos de anestesia por parte da parturiente, da duração do trabalho de parto, do risco de complicações pós-parto como febre materna, infecções e hemorragia.
As mães relatam uma experiência de parto mais satisfatória e gratificante, sentem-se mais fortalecidas, e apresentam níveis mais baixos de ansiedade, e níveis mais elevados de atenção e receptividade para com o seu bebé, o que favorece o vínculo precoce. O risco de depressão pós-parto é diminuído.
Para o bebé os benefícios também são evidentes: o risco de complicações e de internamento prolongado é diminuído e favorece-se o sucesso da amamentação.
As vantagens também ocorrem para o Sistema de Saúde, que além de oferecer um serviço de maior qualidade, tem uma significativa redução nos custos, dada a diminuição das intervenções médicas e do tempo de internamento de mães e bebés.
Um Estudo de 1993 por Kennel and Klaus demonstrou que as mulheres que têm uma doula no seu parto experimentam:
- Redução de 50% na realização de cesarianas
- Redução em 25% na duração do trabalho de parto
- Redução de 60% nos pedidos de anestesia epidural
- Redução de 30% nos pedidos de alívio da dor
- Redução de 40% no uso da oxitocina sintética
- Redução de 40% no uso de forceps.
Nas palavras do obstetra brasileiro Dr. Ricardo Jones:
“As mulheres estabelecem entre si um vínculo poderoso e mágico, que a minha masculinidade não pode atingir. A intimidade psicológica, a sintonia e a confiança que uma parturiente estabelece com uma doula é algo maravilhoso, e os resultados catalogados no mundo inteiro reforçam a nossa convicção de que este é um caminho frutífero para o estabelecimento de uma nova postura diante do parto e do nascimento”.
1 comentário:
Olá Ângela! O nosso contacto está na barra do lado direito deste blog. Ser doula é essencialmente uma questão de vocação, paixão e um profundo respeito pelo nascimento humano. Esses são os principais requisitos.
Um abraço!
Carla Guiomar
Enviar um comentário