domingo, 18 de setembro de 2005

Ovários Congelados Poderiam Ajudar no Combate à Infertilidade

da EFE, em Londres

Uma nova técnica de congelamento e transplante de ovários completos poderia ser utilizada, dentro de poucos anos, em mulheres que enfrentarem tratamentos que possam deixá-las estéreis, publica nesta quinta-feira a revista "Human Reproduction".
Segundo esta publicação britânica, uma equipa israelita conseguiu produzir embriões a partir de ovários implantados em oito ovelhas, que tinham sido congelados previamente.
Ainda que esta técnica já tenha sido eficaz com tecido do órgão, a vantagem de extrair o ovário inteiro é que, desta maneira, os vasos sanguíneos são conservados. Da outra forma, era necessário fazê-los crescer artificialmente.
Os pesquisadores extraíram o ovário direito de oito ovelhas e congelaram-nos para reimplantá-lo duas semanas mais tarde. Cinco dos oito transplantes foram satisfatórios: o fluxo sanguíneo foi retomado rapidamente.Dois dos ovários produziram um óvulo cada um, enquanto o outro, que foi estimulado artificialmente, produziu quatro. Os seis óvulos obtidos foram então estimulados com produtos químicos e conseguiram desenvolver embriões sem fertilização, um processo chamado partenogênese.
Dois anos mais tarde, uma ressonância magnética em uma das ovelhas demonstrou que o ovário transplantado continuava a funcionar normalmente.
Amir Arav, chefe do projeto, disse à "Human Reproduction" que "isso poderia revolucionar o campo da crioconservação [preservação mediante congelamento] para diversas aplicações em humanos, como o transplante de órgãos ou para ajudar mulheres que enfrentam a perda de sua fertilidade".
Actualmente, o transplante de órgãos vitais - como rim, fígado, coração ou pulmão - deve ser realizada poucas horas após a doação. A nova técnica poderia ser utilizada também para a conservação de espécies animais em perigo. A mesma equipa congelou recentemente o ovário de uma gazela que corre o risco de extinção para que ele seja transplantado em outro animal da mesma espécie no futuro.

Sem comentários: