domingo, 18 de setembro de 2005

Ovários Congelados Poderiam Ajudar no Combate à Infertilidade

da EFE, em Londres

Uma nova técnica de congelamento e transplante de ovários completos poderia ser utilizada, dentro de poucos anos, em mulheres que enfrentarem tratamentos que possam deixá-las estéreis, publica nesta quinta-feira a revista "Human Reproduction".
Segundo esta publicação britânica, uma equipa israelita conseguiu produzir embriões a partir de ovários implantados em oito ovelhas, que tinham sido congelados previamente.
Ainda que esta técnica já tenha sido eficaz com tecido do órgão, a vantagem de extrair o ovário inteiro é que, desta maneira, os vasos sanguíneos são conservados. Da outra forma, era necessário fazê-los crescer artificialmente.
Os pesquisadores extraíram o ovário direito de oito ovelhas e congelaram-nos para reimplantá-lo duas semanas mais tarde. Cinco dos oito transplantes foram satisfatórios: o fluxo sanguíneo foi retomado rapidamente.Dois dos ovários produziram um óvulo cada um, enquanto o outro, que foi estimulado artificialmente, produziu quatro. Os seis óvulos obtidos foram então estimulados com produtos químicos e conseguiram desenvolver embriões sem fertilização, um processo chamado partenogênese.
Dois anos mais tarde, uma ressonância magnética em uma das ovelhas demonstrou que o ovário transplantado continuava a funcionar normalmente.
Amir Arav, chefe do projeto, disse à "Human Reproduction" que "isso poderia revolucionar o campo da crioconservação [preservação mediante congelamento] para diversas aplicações em humanos, como o transplante de órgãos ou para ajudar mulheres que enfrentam a perda de sua fertilidade".
Actualmente, o transplante de órgãos vitais - como rim, fígado, coração ou pulmão - deve ser realizada poucas horas após a doação. A nova técnica poderia ser utilizada também para a conservação de espécies animais em perigo. A mesma equipa congelou recentemente o ovário de uma gazela que corre o risco de extinção para que ele seja transplantado em outro animal da mesma espécie no futuro.

1 comentário:

lokokid disse...

How Katrina Turned me Republican
Unfortunately for the media, we have met the enemy and they are us ... Never mind that Louisiana has been primarily Democrat since the civil rights movement.
See if you can visit my site also maybe you will find some valuable information Online home based business opportunity