sexta-feira, 30 de setembro de 2005

Um ano cheio!

O blog Doulas de Portugal faz hoje um ano!
Há um ano atrás éramos duas mulheres com um grande sonho. Regressadas de Londres, com as palavras de apoio de Liliana Lammers e Michel Odent, queríamos plantar uma semente de mudança num país.Foi com este blog que começámos a passar a palavra. Ao longo deste ano démos a conhecer o papel da doula na humanização do parto, divulgámos evidências científicas sobre cuidados perinatais e partilhámos o nosso grande amor pela causa da dignificação do parto e nascimento em Portugal. Surgiram os convites para entrevistas e conferências, as doulas surgiram na imprensa e na televisão portuguesa. Conhecemos outras pessoas que também já tinham escrita esta missão nos seus corações. Hoje somos muitas mais, criámos uma Associação sem fins lucrativos, organizámos acções de formação, existem doulas a prestar apoio às famílias um pouco por todo o país. Mães de todos os lados agradecem a dedicação e apoio das doulas e reconhecem a importância do seu acompanhamento. Nasceu um movimento humano que não pode mais ser parado.
A todos quantos se têm juntado a nós, e também aos que nos têm dado a oportunidade de divulgar o nosso trabalho, o nosso muito obrigado.A semente germinou, o sonho é agora um projecto de trabalho bem real, com mudanças já visiveis a cada bebé que nasce de uma forma mais saudável, mais pacífica e com ele nasce uma mãe mais forte, segura e feliz.
Juntos temos uma enorme missão pela frente.
Que seja reconhecida a importância e profundo significado do parto e que a mulher seja respeitada como sua verdadeira protagonista. Que melhore a forma como nos tratamos uns aos outros no precioso momento do ínicio da vida. Pois é aí que nasce a esperança de um mundo melhor.

Como disse Michel Odent: "Para mudar o mundo é preciso primeiro mudar a forma de nascer".

9 comentários:

AnaBond disse...

E aqui publicamente deixo os meus enormes parabéns...
Que algo se modifique em muitas mentalidades portuguesas...

Um beijo a todas.

Luisa Condeço disse...

Querida Carla, e eu agradeço-te a ti, como minha amiga que tens sido ao longo dos anos, nem sempre fáceis, e como colega de trabalho, sempre assertiva, competente e inteligente. É um ano curto mas quase uma década de interesse, pesquisa, luta e coragem contra ventos nem sempre favoráveis, mas com este gostinho especial de vermos um "filho" a crescer, a tornar-se independente e forte. É um orgulho olhar para dezenas de mulheres que abraçaram a humanização do parto com os seus braços fortes, é uma alegria imensa poder ver mulheres e homens felizes com a sua maternidade e um prazer enorme assistir a nascimentos mais tranquilos e luminosos. É uma honra viajar com vocês todas neste barco da humanização do nascimento em Portugal.

ni disse...

Parabéns, minhas lindas amigas!!!

:o)

Muitos beijos e abraços
e obrigado por este bendito blog que me permitiu conhecer-vos e tal facto, tenho a certeza, fez com que o parto da minha filha fosse vivido e sentido de uma forma tão maravilhosa...

Susana disse...

Obrigada a ti Carla e a ti Luisa por despertarem em mim uma das minhas missões. Hoje sou doula e é com lágrimas nos olhos que vejo a nossa missão a ganhar asas. Hoje sou uma mulher muito diferente do que há um ano atrás. Sinto-me mais rica, mais feliz, mais...mulher e parte desta riqueza é vossa porque ao partilharem a vossa sabedoria permitiram que o Miguel nascesse pacifica e tranquilamente. E para isto não existem palavras suficientes para agradecer. Beijos e parabéns pelo vosso caminho: é lindo!!!

Zelia M Evora disse...

Muito obrigada pelo novo "horizonte"... bem mais rico que um pote cheio de moedas do outro lado de um arco iris qualquer... E este ano certamente será ainda "mais" de tudo o que já construiram. Espero ser tambem parte disso:)
Parabéns a todas!

Anónimo disse...

Queridas Carla e Luísa, parabéns a vocês por esta semetinha que cresce sem parar !!! Obrigada pela oportunidade de "abrir os olhos e a mente" para uma realidade tão bonita e verdadeira, que me fez apaixonar pela causa que, hoje, também é minha.
A todas vocês (amigas) obrigada pela partilha, pela amizade, pela dedicação e amor com que diariamente lutam para fazer crescer e ver mais anos passarem sobre a divulgação da humanização do parto e pela responsabilização de cada um(a) por aquilo em que acredita.
Um grande bem hajm por me terem acolhido neste mundo onde para tudo há uma opção mais pacífica, natural e verdadeira.

1 grande abraço (bem, bem apertado)!
Sónia

João Pedro Santos disse...

olá a todos,

parabens pelo blog e pelo excelente trabalho k tem promovido ca' em Portugal.
A minha questao e' a seguinte: existem doulas homens ou so' mulheres?
Obrigado :)
Muita luz para todos,
jp

papu disse...

Muitos parabéns pelo excelente trabalho que têm feito! Continuem, e desejo-vos as melhores felicidades!

Luisa Condeço disse...

Olá JP! Existem doulas homens sim, mas apenas no estrangeiro, apesar de termos já dado formação específica para pais e profissionais de saúde, o que quer dizer que as portas não estão fechadas aos homens, claro!! Um abraço
Luisa