domingo, 15 de janeiro de 2006

Parabéns à Mariana

Muitos parabéns à Mariana e ao Nuno pelo nascimento da sua filha, na Dª Estefânia esta noite.

Um parto de cócoras muito bom para a mãe e para a bebé Matilde!

Um beijinho grande para a nossa doula Susana e um abraço também à equipa médica.

1 comentário:

Ana disse...

Olá!
Antes de mais parabéns pelo blog, já me foi bastante útil e será, com certeza, mais vezes!

O meu nome é Ana e estou grávida de 40 semanas e 2 dias e, estando bastante próxima do parto, gostaria de colocar uma dúvida sobre a episiotomia.
Estive a ler textos anteriores neste blog sobre este assunto, e achei-os muito esclarecedores, no entanto, num livro que me foi oferecido ("Livo de Instruções para uma Gravidez Bem Sucedida" de Arlene Eisenberg,Heidi Murkoff e Sandee Hathaway) está o seguinte texto: "A sabedoria médica tradicional defende o uso da episiotomia por várias razões: os seus rebordos estreitos são mais fáceis de recuperar do que as fendas de uma ferida lacerada(...)".
A minha questão é, se aquela zona vai ser rasgada de qualquer maneira, não será melhor que seja cortada, direitinho, de modo a cortar apenas o essencial, para ser mais fácil de costurar, visto que será um corte a direito (um rasgão espontâneo será bem mais irregular)e para que depois a cicatriz não seja tão evidente?
Ou as hipóteses de o períneo ficar intacto são assim tantas?
Todas as desvantagens da episiotomia são bem claras, sendo que esta era a única dúvida que me restava.
Gostaria de aproveitar para perguntar o que posso fazer caso não deseje que me seja feita uma episiotomia? Visto que é um procedimento cirúrgico tão banal e feito sem qualquer autorização da paciente, como poderei impedir?!

Muitos beijinhos e continuem o bom trabalho

Ana