quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Parto na Água na SIC MULHER



Na passada Segunda-feira, 24 de Novembro, falou-se sobre "Parto na Água" no programa Mundo das Mulheres, na Sic Mulher, apresentado por Adelaide de Sousa.
Foram convidadas a Médica Obstetra Radmila Jovanovic e a Mãe, psicóloga de profissão, Susana Cheis que fez formação com as Doulas de Portugal em 2005 e escolheu também ser acompanhada por uma doula no nascimento das suas duas filhas.
Muitos parabéns às duas pela excelente participação, pelo contributo profissional e humano para a desmistificação do parto na água como uma prática simples e acessível e repleta de benefícios para as mulheres, seus filhos e famílias.


"Em ambos os partos das minhas filhas nunca senti medo ou angústia, em momento algum. Nunca desejei um analgésico ou algo que me impedisse de sentir fosse o que fosse no meu corpo. Senti-me sempre segura, protegida, respeitada e principalmente amada. Não sei o que é ocitocina artificial, clister, raspagem de pêlos púbicos, monitorização contínua, toques dolorosos, bolsa rebentada ou episiotomia. Tive o meu marido sempre ao meu lado, e mais tarde as minhas filhas sempre junto a nós. Amamentei-as nos primeiros minutos de vida, e em exclusivo até aos seis meses, mesmo regressando ao trabalho aos 4 meses. Não souberam o que são suplementos nem camas aquecidas, nem aspirações, nem nada que não seja o cheiro e o colo da mãe e do pai. Foram as experiências mais extraordinárias da minha vida e recordo com saudade cada minuto, cada momento, cada sensação que vivi. Como um privilégio, uma bênção". Susana Cheis, mãe da Beatriz e da Anita.

1 comentário:

Maria Moreira disse...

Bom dia

Ao ler esta experiência só fico mais convencida do que me diz a intuição: é esta a experiência de parto que quero ter. Gostaria de saber se há possibilidades de ter um parto assim no Porto?

Obrigada e fico a aguardar uma resposta...

Maria.br