sábado, 31 de janeiro de 2009

Ciclo Pais e Filhos

01 Fev Dom 11h 25 Alfragide

Iniciando um ciclo sobre o tema Puericultura, intitulado Pais e Filhos, numa parceria com a "Diversidades" , Centro Clínico e Pedagógico, a Fnac proporciona nesta quinzena a encontros e debates, e ateliers para os mais pequenos sobre o tema. Para estes dias contamos com a presença das Psicólogas Catarina Cunha e Rita Matos Cruz, Catarina Pardal Licenciada em Educação Física, Doula, Educadora Perinatal, Personal Trainer para Mães e Instrutora de Yogilates, Manuela Madeira Enfermeira e Mestre em Sexologia nas áreas de Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia, Márcia Chiolas Educadora de Infância, Ana Rute Calaim, Licenciada em Reabilitação Psicomotora e em Ciências Psicológicas na área de Intervenção Precoce, Diana Vitorino Terapeuta da Fala e os músicos Nuno Cintrão e Frederico Furtado.


Atelier Batucar
Sons de trazer por casa, com Prof. Frederico Furtado

01 Fev Dom 11h 30 Alfragide

Inserido no ciclo Pais e Filhos, este atelier pretende ser um espaço de aprendizagem, diversão e de criatividade, dando a conhecer áreas muito diversas de conhecimento e arte. Neste dia o Professor Frederico Furtado dar-nos-á a conhecer a "música", os ritmos e os instrumentos de percussão. Miúdos e graúdos descobrem e exploram juntos várias formas de tocar em instrumentos de percussão mais e menos familiares e constroem ritmos e jogos musicais.


Vinculação (a preparação física, psicológica e emocional para o nascimento)
Ciclo Pais e Filhos

01 Fev Dom 16h 00 Alfragide

A Gravidez, o parto, o nascimento, a ligação afectiva pais-bebé e a vinculação são alguns dos temas propostos que servem como ponto de partida para uma conversa entre uma doula Catarina Pardal e o psicólogo clínico Drº Ricardo Valadas Fernandes e o público presente. No fundo, pretende-se partilhar e explorar diversas formas de vivenciar e preparar o nascimento de um filho.


Gravidez, parentalidade e sexualidade
Ciclo Pais e filhos

05 Fev Qui 21h 30 Alfragide

A gravidez e a chegada de um bebé trazem consigo inúmeras mudanças a nível físico e emocional. O diálogo, a informação e o esclarecimento durante este período são fundamentais para que esta etapa seja vivenciada com afecto, confiança e segurança também na intimidade da relação a dois. Convidamo-lo a saber um pouco mais sobre a gravidez, a parentalidade e a sexualidade num encontro com a Mestre em Sexologia Manuela Madeira e a Psicóloga Rita Matos Cruz.


A aventura dos 5 sentidos (o brincar e o desenvolvimento do bebé)
Ciclo Pais e Filhos

06 Fev Sex 21h 30 Alfragide

O bebé explora e conhece o mundo que o rodeia desde os primeiros momentos de vida através dos sentidos. Começa aqui a descoberta de um mundo cheio de contrastes em que em cada etapa o brincar se transforma num desafio para bebés… E pais! Para nos falar sobre desenvolvimento sensorial do bebé, estarão presentes neste dia no fórum Fnac, a psicóloga Ana Catarina Cunha e Márcia Chiolas, educadora de infância.


Bebéfonias & Cª
Atelier por Ana Catarina Cunha e o músico Nuno Cintrão

08 Fev Dom 11h 30 Alfragide

Nas Bebéfonias os bebés e crianças entre os 0 e os 5 anos (e os pais… de qualquer idade) são convidados a fazer uma viagem pelo fantástico mundo da música e dos sons, com muitas surpresas pelo caminho… Vamos explorar os sentidos, sensações, emoções e movimentos associados à música. Neste espaço, pais, bebés e crianças, brincam com a música nas suas diferentes formas.


Da Conquista do Espaço à Palavra (Etapas do Desenvolvimento Infantil)
Ciclo Pais e Filhos

12 Fev Qui 21h 30 Alfragide


As experiências sensoriais e motoras do bebé permitem-lhe começar a aventurar-se pelo espaço que o rodeia. Estas antecedem e promovem também a aquisição das primeiras palavras, a participação e o envolvimento num mundo comunicativo. Neste encontro exploram-se alguns dos marcos e etapas fundamentais do desenvolvimento dos 0 aos 4 anos. Ana Rute Calaim licenciada em Reabilitação Psicomotora e em Ciências Psicológicase e Diana Vitorino, terapeuta da fala, serão as convidadas para este dia.


Um mundo novo (Adaptação do bebé [e pais] à entrada para a escola)
Ciclo Pais e Filhos

13 Fev Sex 21h 30 Alfragide

A entrada do bebé e da criança para a creche ou para a escola é geralmente acompanhada de dúvidas, receios e questões e exige um esforço de adaptação à criança e à família. Conheça mais sobre este processo, o que representa para pais, crianças e educadores; que estratégias podem ajudar a que todos vivenciem este processo de forma mais segura e tranquila. Márcia Chiolas Educadora de Infância e Catarina Cunha, Psicóloga, estarão presentes neste dia para nos falarem sobre este tema.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

E o truque é... ???


É difícil amamentar. Embora seja um processo natural. Embora pareça fácil. Embora ames o teu filho mais que tudo no mundo.
O que temos de saber é: queremos ou não amamentar?
Se queremos, a regra numero um é fazer ouvidos moucos aos comentários das mães, sogras, amigas... Segue o teu coração. Segue o que sabes que é melhor para ti e para o bebé.
Perguntas-me como fazer para ter mais leite. Nada.
Não faças nada.
Deixa, que o bebé quando tem fome pede. E tu dás. Não esperes não sei quantas horas. A OMS diz que o teu bebé deve mamar quando tem fome. Tu comes quando tens fome.
A tua mãe, sogra, marido e amigas todas, não ficam à espera da hora em que a enfermeira te mandou comer. Vais comer uma sandes, uma peça de fruta. Se tens sede? Não vais beber um copo de água?
Truques para ter leite bom: comer bem. Hidratos de carbono. Massa e pão e cereais. Comer alimentos variados e saudáveis. Apetece-te um doce, come. Apetece-te uma laranja? Come!
Não é preciso beber água demais!
Truques para ter mais leite: estás muito cansada? Descansa.
Truques para ter leite: não dar mais nada.
O teu corpo produz leite. O leite não se acaba. Quando o bebé mama, o teu peito enche novamente. Quanto mais mama mais leite tens.
Consegues fazê-lo. Se quiseres, consegues. Porquê? Porque fazemos isto há milhares de anos. Porque o nosso leite é tão bom, que alguém se lembrou de fazer uma imitação rasca e chamá-la suplemento, que é caro, e que nós vamos comprar para dar um a fingir, quando temos o original, de graça, já aquecido e prontinho...
Somos capazes. Mães famintas, subnutridas em países cheios de dificuldades e fome a sério dão do seu leite aos seus filhos e eles crescem e o leite delas cresce dentro delas.
Elas são capazes.
E tu tens de dizer que também és. Tens de acreditar nisso. Tens de ser mãe e deixar que os outros todos te façam pensar ou sentir que és menos mãe. Tu és a mãe. E dás leite. Leite bom. Leite que chegue.
Acreditas?
Eu acredito.


Agradecemos à Doula Zélia Évora a partilha deste seu belíssimo texto, originalmente escrito para uma amiga, mas quantas amigas não conhecemos nós, a quem poderá fazer toda a diferença?
Ser doula é isto mesmo. Acreditar inevitavelmente na mãe, sobretudo quando ela não acredita.
Obrigada Zélia!

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Parto Orgástico

No início deste novo ano pode assistir à projecção gratuita do documentário "Orgasmic Birth" (Parto Orgástico) da Debra Pascali-Bonaro, em Portugal nos dias 30 de Janeiro no Porto, Lisboa e Aveiro e 1 de Fevereiro em Coimbra.



Um documentário que examina a natureza íntima do parto e do poderoso papel que o mesmo desempenha na vida da mulher, quando lhe é permitido experienciá-lo em plenitude.

Parto Orgástico é um tesouro. Permite-me plantar sementes do parto humanizado na mente das participantes nas minhas aulas de preparação para o parto. O filme ajuda-as a encontrar o poder de optar pelo parto normal e não intervencionado. Traz me a esperança de famílias ligadas e cheias de amor para as próximas gerações. Agradeço a todos os pais que aceitaram com tanta generosidade deixar filmar os seus partos, e a ideia de trazer a noção de parto orgástico à nossa cultura. Estou muita animada com a perspectiva das mudanças que este filme provocará na vida das pessoas, nos seus partos, e na sociedade em geral. (Barbara, Educadora perinatal, USA).

Fica o convite para entrar nesta viagem pela intimidade de vários nascimentos e por diferentes modelos de cuidado perinatal, que seguramente o levará a reexaminar a forma como se vive o parto em Portugal. As sessões de filmes serão seguidas de um debate animado por membros da HumPar, médicos, parteiras, enfermeiras e doulas.

Toda a informação em:
http://www.humpar.org/orgasmic_birth.htm

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

II Curso de Educadores Perinatais (para um parto respeitado) em Portugal

Este curso vai contar com duas edições, uma em Beja e outra no Porto.

Nota- estão já confirmadas mais duas formadoras, assim, além do Dr. Ricardo Herbert Jones e de Neusa Oliveira Jones, vamos poder contar ainda com a presença de Cristina Balzano Guimarães e Lucia Caldeyro.

Data e Horário em Beja: 18 a 22 de Fevereiro, das 8h30m às 18h excepto no último dia, que termina às 12h30m.
Cinco (5) dias de curso

Local: Escola Superior de Saúde de Beja

Pagamentos: 370 euros até dia 30 de Dezembro, 390 euros após essa data e até 15 dias antes do curso.
Transferências bancárias para o NIB 00360308 99100 00299 407 (Montepio Geral).
É essencial guardar comprovativo do pagamento para poder receber certificado de presença.

Doulas da Associação Doulas de Portugal e sócios da Humpar têm desconto de 10% (é necessário ter a quota em dia para ususfruir desse desconto).

Data e Horário no Porto: 24 a 28 de Fevereiro de 2009, das 8h30m às 18h excepto no último dia, que termina às 12h30m.
Local: Casa do Rio (junto à Pousada da Juventude do Porto) http://www.acasador%20io.blogspot.%20com/

Pagamentos: 370 euros até dia 30 de Dezembro, 390 euros após essa data e até 15 dias antes do curso.
Transferê ncias bancárias para o NIB 0036.0000.991046962 81.48 (Montepio Geral).

É essencial guardar comprovativo do pagamento para poder receber certificado de presença.
Doulas da Associação Doulas de Portugal e sócios da Humpar têm desconto de 10% (é necessário ter a quota em dia para ususfruir desse desconto).

Alimentação, alojamento e transportes não incluídos.
Número limitado de vagas

Pré-inscrições para o curso de Beja: mailto:doulaluisa_c@yahoo.com
Pré-inscrições para o curso do Porto: cursoperinatalporto@gmail.com

Conteúdos
I - GESTAÇÃO
Educação Perinatal – História da preparação para o parto
EmbriologiaAnatomia e fisiologia da gestação
Pré-natal centrado na fisiologia e na família
Humanização X Rotinas
Transtornos da gravidez e fenómenos adaptativos
Nutrição na gravidez
Aspectos psicológicos do ciclo gestacional
Actividade física – preparando-se para o parto
Aspectos sociais e legais da gestação e do partoPatologias da gestação
Plano de Parto e Plano do Bebé
Escolha dos profissionais e local do parto (sistemas privados e institucionais)

II – PARTO
Antropologia do nascimento
Nascimento humano na actualidade – Onde, como e com quem?
Fisiologia do parto e complicações
Intervenções no parto
Posições no trabalho de parto e parto
Fases do trabalho de parto
Actuação da equipe interdisciplinar de assistência ao parto
O pai e demais acompanhantes no parto
Parto e sexualidade
Encontrando conforto no trabalho de parto
Cesarianas – Indicações, VBACs
Acolhendo o recém-nascido - Contacto, vínculo e amamentação na primeira hora
Nascimento humano e Medicina baseada em Evidências

III – PÓS-PARTO
Transtornos da puérpera e do recém-nascido
Pós-operatório – Cesariana, episiotomia
Amamentação
Cuidados com o recém-nascido e o bebé
Perdas – Abortos, FMs, crianças especiais
Actividade física no pós-parto
Aspectos psicológicos do puerpério
IV – TRABALHANDO COM EDUCAÇÃO PERINATAL
Aspectos éticos
Relacionamento com o cliente
Relacionamento com outros profissionais (enfermeiras, obstetras, doulas, parteiras)
Montando e divulgando cursos para casais grávidos
Dilemas: Informação X Orientação

Serão visionados vídeos e slides shows de parto, e será entregue uma sebenta com informação.

Equipa Docente Da ANDO (http://www.doulas.org.br/)

Dr. Ricardo Herbert Jones,MD, Ginecologista – Obstetra – Homeopata.

Formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1985. Residência médica no serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre em 1986/87. Formado em nível de pós-graduação em Homeopatia pela Sociedade Gaúcha de Homeopatia em 1994. Ex-Membro do Colegiado Nacional da ReHuNa – Rede pela Humanização do Parto e Nascimento – e Membro do Conselho Consultivo da ReHuNa. Conselheiro Médico e Membro da Humpar – Associação Portuguesa pela Humanização do Parto. Conselheiro Médico da ANDO - Associação Nacional de Doulas. Representante do IMBCO – (International MotherBaby Childbirth Organization – Organização Internacional da MãeBebé para o Nascimento) para o Brasil, e colaborador do IMBCI (Iniciativa Internacional para a MãeBebé).Escreveu em 2004 o livro ";;Memórias do Homem de Vidro - Reminiscências de um Obstetra Humanista", onde aborda os alicerces do projecto de humanização do nascimento sob a óptica de um médico em processo de transformação. O livro traz relatos e histórias vividas pelo autor nos seus mais de 20 anos de contacto com o nascimento humano e o feminino. É um livro leve, não técnico, voltado para as pessoas que sonham com um nascimento mais digno. Aborda o parto e nascimento como em evento empoderador da mulher e fortalecedor dos laços afectivos da família. Este livro foi recentemente traduzido para o espanhol, sendo lançado no II Congresso Internacional de Humanização do Nascimento em Monterrey – México, com o título "Crónicas de un Obstetra Humanista" (Editorial Creavida-2006) .A tradução para o inglês e alemão ocorrerá num futuro próximo.Participou do livro "Amamentação" de Marcus Renato com o capítulo "Assistência Pré-Natal" e do livro "Models That Work" de Robbie Davis-Floyd, com o capítulo "Team Work" (a ser lançado em 2008). Conselheiro, médico voluntário e ex-Vice-presidente da Liga Homeopática do Rio Grande do Sul actuando desde 1993.Profere palestras sobre humanização do nascimento no Brasil e no exterior, já tendo realizado conferências em Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Sorocaba, Botucatu, Brasília, Rio de Janeiro, Salvador e Recife no Brasil, em Oaxaca, Oaxtepec e Monterrey no México; Buenos Aires, na Argentina; Arlington, Eugene, New Jersey, Akron, Austin (a convite do departamento de antropologia da Universidade do Texas), Saint Louis – Missouri (Palestrante no Congresso da DONA International – 2007) e em Cleveland, nos Estados Unidos (a convite do departamento de antropologia da Case Western Reserve University); Montevidéu, no Uruguai; Lisboa, em Portugal (onde participou da comissão organizadora do I Congresso Internacional de Humanização do Nascimento – Amor e Responsabilidade) .Participou de vários cursos de formação de doulas no Brasil e do curso de Educação Perinatal do GAMA em Portugal.

Neusa Oliveira Jones

Enfermeira-obstetra formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1983. Especializou- se em obstetrícia na mesma universidade no ano de 1992. Trabalha como enfermeira do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, em Porto Alegre. Possui experiência em partos institucionais e trabalha numa equipe interdisciplinar que atende nascimentos tanto no hospital quanto no domicílio. É integrante da ANDO – Associação Nacional de Doulas, professora convidada dos Cursos de Pós-Graduação em Enfermagem Obstétrica da UFRGS em 2005 e da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul de 2000 a 2002. Membro da REHUNA (Rede pela Humanização do Parto e Nascimento) e participante da ABENFO-RS (Associação Brasileira de Enfermeiras Obstetras). Recentemente realizou estágio nas Casas de Parto do Japão através da JICA (Japan International Cooperative Agency).Participou como palestrante de vários congressos de humanização do Nascimento, tanto no Brasil quanto no exterior, como Porto Alegre e Rio Janeiro no Brasil ; Lisboa (Portugal), Oaxtepec no México. Participou de vários cursos de formação de Doulas no Brasil.Lucía CaldeyroPedagoga, psicodramatista, terapeuta corporal, educadora perinatal e doula (há 25 anos), capacitada pela DONA, Doulas of North America. Vice-presidente e coordenadora pedagógica da Associação Nacional de Doulas (ANDO), facilitadora nos cursos de capacitação de Doulas da ANDO, membro da Rede pela Humanização do nascimento (ReHuNa). Membro do Programa de Parto Alternativo do CAISM / FCM / UNICAMP, participando de pesquisas e publicações e actuando como Educadora Perinatal e doula de 1982 a 1995 e de 2005 até a presente data.

Cristina Balzano Guimarães

Fisioterapeuta formada pela Faculdade de Ciências da Saúde do Instituto Porto Alegre. É Mestre em Yoga Científico e especialista em Grávidas e Shantala. É Doula certificada pela DONA (Doulas of North America) e actualmente directora da ANDO - Associação Nacional de Doulas. Fez diversos cursos de extensão: Técnica Vocal; Relaxamento e Psicomotricidade pela PUC-RS; Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva; Programação Neurolingüística e Yoga com crianças. É autora do DVD "Massagem para Bebés", da Azul Music e co-autora do livro "Cromoterapia Prática".

Lucía Caldeyro
Pedagoga, psicodramatista, terapeuta corporal, educadora perinatal e doula (há 25 anos), capacitada pela DONA, Doulas of North America. Vice-presidente e coordenadora pedagógica da Associação Nacional de Doulas (ANDO), facilitadora nos cursos de capacitação de Doulas da ANDO, membro da Rede pela Humanização do nascimento (ReHuNa). Membro do Programa de Parto Alternativo do CAISM / FCM / UNICAMP, participando de pesquisas e publicações e actuando como Educadora Perinatal e doula de 1982 a 1995 e de 2005 até a presente data.

Com o apoio de:
Escola Superior de Saúde de Beja
Associação Doulas de Portugal http://www.doulasde%20portugal.%20org/
Associação Portuguesa pela Humanização do Parto http://www.humpar.%20org/

Qualquer dúvida contactar:
Luísa Condeço: 967624505
Drª Lurdes Rodeia: 962449776
Mariana Simões 966191067

II CONGRESSO INTERNACIONAL HUMANIZAÇÃO DO NASCIMENTO


Após o I Congresso realizado em 2006 na cidade de Almada, a HumPar - Associação Portuguesa Pela Humanização do Parto, organiza no nosso país mais um marcante evento na caminhada pela humanização do nascimento!

É com enorme satisfação que a Associação Doulas de Portugal divulga a realização do II Congresso Internacional "Humanização do Nascimento – Caminhos e Escolhas"

Desta vez o Congresso terá lugar no Norte do país, na cidade do Porto, já nos próximos dias 12, 13 e 14 de Fevereiro no Hotel Sheraton.

Esta é uma causa de todos, e este é um evento a não perder, mais um passo para ajudar à transformação de mentalidades e práticas no nosso país, pela saúde integral do ser humano, desde o primeiro e tão importante momento do nascimento!

Para mais informações basta visitar a página da HumPar em www.humpar.org.