sábado, 31 de janeiro de 2009

Ciclo Pais e Filhos

01 Fev Dom 11h 25 Alfragide

Iniciando um ciclo sobre o tema Puericultura, intitulado Pais e Filhos, numa parceria com a "Diversidades" , Centro Clínico e Pedagógico, a Fnac proporciona nesta quinzena a encontros e debates, e ateliers para os mais pequenos sobre o tema. Para estes dias contamos com a presença das Psicólogas Catarina Cunha e Rita Matos Cruz, Catarina Pardal Licenciada em Educação Física, Doula, Educadora Perinatal, Personal Trainer para Mães e Instrutora de Yogilates, Manuela Madeira Enfermeira e Mestre em Sexologia nas áreas de Ginecologia, Obstetrícia e Neonatologia, Márcia Chiolas Educadora de Infância, Ana Rute Calaim, Licenciada em Reabilitação Psicomotora e em Ciências Psicológicas na área de Intervenção Precoce, Diana Vitorino Terapeuta da Fala e os músicos Nuno Cintrão e Frederico Furtado.


Atelier Batucar
Sons de trazer por casa, com Prof. Frederico Furtado

01 Fev Dom 11h 30 Alfragide

Inserido no ciclo Pais e Filhos, este atelier pretende ser um espaço de aprendizagem, diversão e de criatividade, dando a conhecer áreas muito diversas de conhecimento e arte. Neste dia o Professor Frederico Furtado dar-nos-á a conhecer a "música", os ritmos e os instrumentos de percussão. Miúdos e graúdos descobrem e exploram juntos várias formas de tocar em instrumentos de percussão mais e menos familiares e constroem ritmos e jogos musicais.


Vinculação (a preparação física, psicológica e emocional para o nascimento)
Ciclo Pais e Filhos

01 Fev Dom 16h 00 Alfragide

A Gravidez, o parto, o nascimento, a ligação afectiva pais-bebé e a vinculação são alguns dos temas propostos que servem como ponto de partida para uma conversa entre uma doula Catarina Pardal e o psicólogo clínico Drº Ricardo Valadas Fernandes e o público presente. No fundo, pretende-se partilhar e explorar diversas formas de vivenciar e preparar o nascimento de um filho.


Gravidez, parentalidade e sexualidade
Ciclo Pais e filhos

05 Fev Qui 21h 30 Alfragide

A gravidez e a chegada de um bebé trazem consigo inúmeras mudanças a nível físico e emocional. O diálogo, a informação e o esclarecimento durante este período são fundamentais para que esta etapa seja vivenciada com afecto, confiança e segurança também na intimidade da relação a dois. Convidamo-lo a saber um pouco mais sobre a gravidez, a parentalidade e a sexualidade num encontro com a Mestre em Sexologia Manuela Madeira e a Psicóloga Rita Matos Cruz.


A aventura dos 5 sentidos (o brincar e o desenvolvimento do bebé)
Ciclo Pais e Filhos

06 Fev Sex 21h 30 Alfragide

O bebé explora e conhece o mundo que o rodeia desde os primeiros momentos de vida através dos sentidos. Começa aqui a descoberta de um mundo cheio de contrastes em que em cada etapa o brincar se transforma num desafio para bebés… E pais! Para nos falar sobre desenvolvimento sensorial do bebé, estarão presentes neste dia no fórum Fnac, a psicóloga Ana Catarina Cunha e Márcia Chiolas, educadora de infância.


Bebéfonias & Cª
Atelier por Ana Catarina Cunha e o músico Nuno Cintrão

08 Fev Dom 11h 30 Alfragide

Nas Bebéfonias os bebés e crianças entre os 0 e os 5 anos (e os pais… de qualquer idade) são convidados a fazer uma viagem pelo fantástico mundo da música e dos sons, com muitas surpresas pelo caminho… Vamos explorar os sentidos, sensações, emoções e movimentos associados à música. Neste espaço, pais, bebés e crianças, brincam com a música nas suas diferentes formas.


Da Conquista do Espaço à Palavra (Etapas do Desenvolvimento Infantil)
Ciclo Pais e Filhos

12 Fev Qui 21h 30 Alfragide


As experiências sensoriais e motoras do bebé permitem-lhe começar a aventurar-se pelo espaço que o rodeia. Estas antecedem e promovem também a aquisição das primeiras palavras, a participação e o envolvimento num mundo comunicativo. Neste encontro exploram-se alguns dos marcos e etapas fundamentais do desenvolvimento dos 0 aos 4 anos. Ana Rute Calaim licenciada em Reabilitação Psicomotora e em Ciências Psicológicase e Diana Vitorino, terapeuta da fala, serão as convidadas para este dia.


Um mundo novo (Adaptação do bebé [e pais] à entrada para a escola)
Ciclo Pais e Filhos

13 Fev Sex 21h 30 Alfragide

A entrada do bebé e da criança para a creche ou para a escola é geralmente acompanhada de dúvidas, receios e questões e exige um esforço de adaptação à criança e à família. Conheça mais sobre este processo, o que representa para pais, crianças e educadores; que estratégias podem ajudar a que todos vivenciem este processo de forma mais segura e tranquila. Márcia Chiolas Educadora de Infância e Catarina Cunha, Psicóloga, estarão presentes neste dia para nos falarem sobre este tema.

Sem comentários: