segunda-feira, 28 de junho de 2010

Parabéns Doulas de Portugal!


Foi há 5 anos que demos à luz esta ideia, este desejo, esta vontade, de ver um país devolver o parto às mulheres, de ver um país respeitar as suas mulheres como seres humanos inteiros, físicos, emocionais, espirituais, sexuais. Seres inteligentes, livres, informadas, responsáveis e donas de si próprias.
São cinco anos a testemunhar o poder transformador e libertador de um parto respeitado, acarinhado, de um parto bem vivido.
O poder de mudar uma mulher, de a tornar mais confiante em si, no seu corpo.
O poder de mudar o mundo.

Cinco anos a sentir e perpetuar este elo de AMOR!
Cinco anos ao lado das mães, a passar a palavra, a estender a mão, a alargar o círculo, a unir as nossas vozes, que dizem:

O Parto é nosso e é belo!

Foi há 5 anos mas parece que foi há uma geração atrás... em que Portugal estava às escuras... os partos eram objecto de um mesmo protocolo cego às necessidades e desejos de cada mulher, desejos que muitas vezes nem eram manifestados, não se sabia que podia ser diferente... Parto na água, parto em casa, parto de cócoras, eram acontecimentos exóticos de qualquer outra parte do mundo... havia medo, havia silêncio, havia o desconhecido. A palavra "doula" era (literalmente) grego para as portuguesas!... Hoje é falada nos meios de comunicação social com frequência.
Hoje muita coisa mudou e muita mais ainda vai mudar.
Os desafios pela frente são imensos. Estamos cá para continuar a lutar, questionar, aprender, reflectir, evoluir, juntas, com todos os parceiros deste cenário que é a humanização do parto em Portugal. Com voz que se faz ouvir.
Hoje as mulheres portuguesas que reclamam conscientemente para si o poder dos seus partos não têm ainda um caminho fácil, mas não estão sozinhas. E têm opções, porque as conhecem!
E só por isso, já valeu a pena!

2 comentários:

Grão de Amor disse...

Parabéns a todas, pelo excelente trabalho de informação e divulgação, e pelo magnifico apoio que tem prestado ás mulheres portuguesas.
Felicidades

Maggie disse...

ola bom dia... lindo o vosso trabalho o que fazer para fazer parte da vossa associação?