quarta-feira, 13 de abril de 2005

O valor do leite materno

VALOR DO LEITE MATERNO ESTIMADO EM CERCA DE 1,2 MIL MILHÕES DE EUROSPOR ANO

O leite materno produzido anualmente pelas novas mães australianas tem um valor económico de 1,27 mil milhões de euros, de acordo com um estudo recentemente publicado pelo governo da Nova Gales do Sul.

O relatório, elaborado por peritos da Universidade Nacional Australiana, assinala que esse seria o valor de mercado dos 34 milhões de litros produzidos por ano pelas mães australianas. O estudo recomenda às mães que amamentem os filhos até aos seis meses e que alternem o leite materno com as papas e outros alimentos até aos 12 meses.

De referir que se estas recomendações fossem cumpridas, a produção total de leite materno chegaria aos 59,3 mil milhões de euros anuais, segundo o relatório, que indica ainda que o leite materno é mais barato do que os preparados farmacêuticos e que protege os bebés das infecções, diabetes e tendência para a obesidade.
No que diz respeito às mães, o relatório considera que amamentar os filhos reduz o risco de contrair determinados cancros e de fracturas da bacia.

Para Judie Smith, uma das autoras do estudo, amamentar os filhos é um acto de amor, mas "num mundo onde nada tem valor se não for avaliado em dólares ou euros, é necessário explicá-lo com dados económicos" e isso porque, sendo o valor económico do leite materno significativo para a economia nacional, em termos de dinheiro, mesmo assim é subestimado pelos decisores políticos e pelos profissionais de saúde.

FONTE: Agência Lusa, 31 março 2005

1 comentário:

Anna^ disse...

Depois de ter lido este post e o anterior relativo ao amamentar ,fiquei emocionada, porque me lembrei do significado que tinha para mim a hora da mamada;
Dei de mamar aos 4 filhos e pena tive de não ter tido o leite suficiente para prolongar esse acto.
Eram momentos únicos...deliciosos...em que eu ficava a olhar minuciosamente para cada pormenor da cara...das mãos...de fixação de olhares...de sorrisos recíprocos...enfim,momentos que nunca esquecerão!
Obrigada por me lembrarem :)