segunda-feira, 20 de junho de 2005

Cesarianas Electivas Repetidas Podem Afectar Negativamente os Recém-Nascidos


Nova Iorque ( Reuters Health ) 09 de Junho de 2005

Comparativamente com o parto vaginal, submeter-se a repetidas cesarianas programadas, aumenta, aparentemente, o risco de o recém-nascido necessitar de ser encaminhado para uma unidade de cuidados avançados. Os investigadores advertem que as mulheres devem estar alerta para este facto.

O estudo surgido na publicação de Maio do American Journal of Obstetrics and Gynecology, é o primeiro a comparar directamente bebés nascidos de cesarianas electivas, com bebés que passaram por um trabalho de parto em gravidezes de baixo risco, referenciam o Dr. Nicholas Fogelson e colegas, da Medical University of South Carolina em Charleston.

Numa análise coorte retrospectiva, os investigadores estudaram recém-nascidos de 3134 mães com intenções de parto vaginal e 117 de mães que se submeteram a repetidas cesarianas electivas.

Na análise global, o rácio de risco de admissão numa unidade de cuidados avançados era de 3.58 para bebés no grupo de cesarianas electivas comparativamente com os bebés do grupo com intenções de parto vaginal (p < 0.001). A ocorrência de taquipneia passageira era, igualmente, mais comum no grupo de cesarianas electivas (p = 0.0009).
Quando a análise se limitava a mães sujeitas a cesarianas não programadas após trabalho de parto, a necessidade de internamento nos cuidadados avançados não era estatisticamente significativa. Igualmente, os bebés nascidos deste grupo tinham maior probabilidade de ter um APGAR mais baixo que os nascidos no grupo de cesarianas electivas.

“A decisão de se submeter a uma cesariana programada aparenta ter um impacto negativo nos recém-nascidos,” afirmam os autores. Eles advertem que, para mulheres que estejam a considerar uma cesariana programada, “ os médicos devem informar as pacientes sobre possíveis consequências para os bebés, tendo em conta a preocupação pelo bem-estar materno.”

American Journal of Obstetrics and Gynecology 2005;192:1433-1436
Traduzido por Cristina Carvalho

1 comentário:

AnaBond disse...

E mesmo assim os nossos médicos preferem ir logo para a cesariana quando já foi feita uma anteriormente...