quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

E o truque é... ???


É difícil amamentar. Embora seja um processo natural. Embora pareça fácil. Embora ames o teu filho mais que tudo no mundo.
O que temos de saber é: queremos ou não amamentar?
Se queremos, a regra numero um é fazer ouvidos moucos aos comentários das mães, sogras, amigas... Segue o teu coração. Segue o que sabes que é melhor para ti e para o bebé.
Perguntas-me como fazer para ter mais leite. Nada.
Não faças nada.
Deixa, que o bebé quando tem fome pede. E tu dás. Não esperes não sei quantas horas. A OMS diz que o teu bebé deve mamar quando tem fome. Tu comes quando tens fome.
A tua mãe, sogra, marido e amigas todas, não ficam à espera da hora em que a enfermeira te mandou comer. Vais comer uma sandes, uma peça de fruta. Se tens sede? Não vais beber um copo de água?
Truques para ter leite bom: comer bem. Hidratos de carbono. Massa e pão e cereais. Comer alimentos variados e saudáveis. Apetece-te um doce, come. Apetece-te uma laranja? Come!
Não é preciso beber água demais!
Truques para ter mais leite: estás muito cansada? Descansa.
Truques para ter leite: não dar mais nada.
O teu corpo produz leite. O leite não se acaba. Quando o bebé mama, o teu peito enche novamente. Quanto mais mama mais leite tens.
Consegues fazê-lo. Se quiseres, consegues. Porquê? Porque fazemos isto há milhares de anos. Porque o nosso leite é tão bom, que alguém se lembrou de fazer uma imitação rasca e chamá-la suplemento, que é caro, e que nós vamos comprar para dar um a fingir, quando temos o original, de graça, já aquecido e prontinho...
Somos capazes. Mães famintas, subnutridas em países cheios de dificuldades e fome a sério dão do seu leite aos seus filhos e eles crescem e o leite delas cresce dentro delas.
Elas são capazes.
E tu tens de dizer que também és. Tens de acreditar nisso. Tens de ser mãe e deixar que os outros todos te façam pensar ou sentir que és menos mãe. Tu és a mãe. E dás leite. Leite bom. Leite que chegue.
Acreditas?
Eu acredito.


Agradecemos à Doula Zélia Évora a partilha deste seu belíssimo texto, originalmente escrito para uma amiga, mas quantas amigas não conhecemos nós, a quem poderá fazer toda a diferença?
Ser doula é isto mesmo. Acreditar inevitavelmente na mãe, sobretudo quando ela não acredita.
Obrigada Zélia!

4 comentários:

Familia de Pinho Marques disse...

Olá, eu nou sou ninguém, mas sou mãe! Não tenho qq tipo de formação académica ou outra, mas sempre soube exactamente o q queria se tivesse filhos! O meu filho mais velho mamou até aos 18 meses e até aos 6 em exclusivo, a menina pequenita ainda mama, tem 13 meses. Na verdade revolta-me esta história da amamentação, pq começa no médico a história do suplemento, mt sinceramente, qse q parece q eles ganham c isso! Mas qd tento dizer a uma futura mamã q todas as mulheres têm a capacidade de amamentar, sou vista cm uma "louca"... Adorei o artigo e vou colocá-lo no meu blog!

Obrigada!

MicasMariana disse...

Fantástico!!
Também vai já para o meu blog.

zeliaevora disse...

Obrigada nós pela experiência:)

bjs
Z

Cau disse...

Fiquei comovida c este comentário...sinto-me nervosa pq o meu bebe nao agarra a maminha, tiro leite para lhe dar mas sinto q esta a diminuir. as pessoas fazem-me sentir culpada pq dizem q se lhe desse da mama tinha mais quantidades...ele fez ontem um mês. é mm assim???