quinta-feira, 2 de dezembro de 2004

BabyFeiraMix

Estivémos este Domingo, na Casa dos Dias da Água, para a conferência das Doulas de Portugal, incluída no programa da deliciosa BabyFeiraMix, que foi um sucesso absoluto e espero que se estabeleça como um evento anual neste nosso pequeno país onde tanta falta faz! Eu por mim, estarei lá sempre estacionada! Tive o prazer de assistir a três magníficas conferências sobre vacinas, sobre as escolhas educativas e projectos alternativos de ensino. Que interessantes workshops para os miúdos e graúdos, e que delícia de brinquedos artesanais, os lindos bonecos da Rosa Pomar, ternurentas bonecas de trapos e histórias de encantar.
Quanto à nossa conferência, mais do que esse acontecimento formal, foi um verdadeiro encontro de mães e futuras mães e também alguns papás... e que lindos estavam os bebés aconchegados junto aos seus corpos, envoltos em panos coloridos. Tanta gente bonita reunida e em sintonia. Que bem que se estava ali. Foi uma tarde cheia, mas tranquila e doce... Como dizia o Sérgio Godinho, soube a tanto e portanto, soube a pouco... Fica a vontade de muitos mais encontros, de conhecer melhor todas e todos que naquele dia nos ouviram atentamente e que enriqueceram o encontro com a sua presença e as suas experiências de maternidade. Tanto havia para dizer e ouvir que as conversas se prolongaram nos corredores, nas escadas, eu e a Luisa dividindo-nos para atender a todas as solicitações, anotar contactos, combinar encontros. Muito obrigada a todas pelas mensagens de felicitação e apoio ao nosso trabalho que tão bem sabem e nos lembram todo o sentido da nossa caminhada.

3 comentários:

Romy Maria disse...

Foi com grande orgulho que fiz parte desse grupo de pessoas que esteve presente.
Conhecer-vos pessoalmente foi melhor do que esperava, tanto tu como a Luisa mostraram-se bem acessíveis, carinhosas e muito atenciosas com toda a gente.

Neste fim de semana falei com a minha mãe sobre a minha vontade de ser doula, sobre a falta que fazem as Casa de Parto em Portugal, sobre a frieza hospitalar e o bom que seria humanizar o momento mais maravilhoso da vida de uma mulher, nunca a tinha visto concordar tão rapidamente com tudo o que eu dizia, é minha mãe mas sempre foi uma pessoa muito consciente e bastante critica sobre as minhas opções de vida, a opinião dela iria pesar muito sobre tudo isto, não me ia fazer mudar de ideias mas teria de a ter em conta... até as lágrimas me vieram aos olhos quando ela animada pela conversa sugeriu fazer-se uma Casa de Parto ali mesmo.

Mãe de 3 filhas por parto natural, ela sabe o que diz…

Carla Guiomar disse...

Que maravilha Rosa! Que mais magnífico e significativo apoio se pode ter que não o da própria mãe, uma mãe que conhece a força e beleza de parir! Dá-lhe um grande beijo nosso! E outro para ti minha linda!

JPN disse...

Mesmo tendo chegado a Lisboa um pouco tarde para poder ver a vossa conferência, passei pela Baby Mix e ainda apanhei sinais agradáveis - nos relatos de pessoas que tinham assistido - da vossa presença. Parabéns!