quarta-feira, 26 de janeiro de 2005

Rolhão Mucoso

Durante a gravidez um rolhão mucoso bloqueia a entrada do cervix para evitar que bactérias entrem. Antes do trabalho de parto, este rolhão mucoso é expelido para que o cervix possa abrir permitindo a passagem do bebé, para se preparar para o parto

Quanto tempo depois da saída do rolhão mucoso começa o trabalho de parto?

A saída do rolhão mucoso é o sinal de que o seu cervix está a dilatar e que o corpo se está a preparar para o parto. O trabalho de parto podem estar a horas, dias ou até mesmo semanas de distância enquanto o cervix se abre gradualmente.

Qual é o aspecto do rolhão mucoso?

O rolhão mucoso pode ser claro, ligeiramente rosado ou raiado de sangue. Pode ser de consistência mucosa ou viscoso tipo corrimento. Algumas mulheres nem se apercebem da sua perda já que durante a gravidez há muito corrimento.

Quando devo telefonar ao médico?

Deve telefonar ao médico imediatamente se o corrimento passa a ser vermelho vivo e a quantidade for superior a duas colheres da sopa. Pode estar com placenta prévia ou placenta abrupta.

Placenta prévia é quando a placenta está baixa, podendo cobrir parte ou totalmente o cervix o que causa sangramento vaginal. Placenta prévia ocorre numa em cada 200 mulheres.

A placenta pode descolar do útero antes ou durante o trabalho de parto, a isto chama-se placenta abrupta e normalmente só 1% das mulheres grávidas têm este problema.

Retirado do site - http://www.pregnancy.org/
Traduzido por Rosa Macedo

1 comentário:

mfc disse...

Um bom fim de semana.
Li com muito interesse o post sobre a episotomia.