segunda-feira, 10 de outubro de 2005

Entrevista com Sheila Kitzinger - A mulher que conseguiu pôr o nascimento na lista de prioridades dos políticos britânicos

Deixamos aqui o excerto de uma esclarecedora entrevista com Sheila Kitzinger.

QUEM É :
Professora de enfermeiras obstetras, Sheila Kitzinger , 75 anos, corre mundo a falar da experiência do parto. Filha de uma parteira – que criou uma das primeiras clínicas de planeamento familiar, no Reino Unido –, percebeu, quando entrou para a faculdade, em Oxford, que toda a antropologia social andava à volta de visões masculinas.

CONDECORAÇÕES :
Agraciada com a Ordem do Império Britânico, pelos seus serviços à educação sobre o parto.

LIVROS :
Mais de 20. Três – Mães, A Experiência do Parto e Um Estudo Antropológico da Maternidade – estão disponíveis em português.
Visão: O que fez para ser considerada a «mãe do parto», no Reino Unido?

SHEILA KITZINGER: No passado, o nascimento era considerado uma acto pessoal e biológico, tão antigo que não havia nada para dizer sobre ele. Eu fui a primeira pessoa a falar do parto como uma experiência. Não importa apenas se a mulher e o bebé estão vivos e de boa saúde, mas também como foi a experiência para a mãe. Isso tem implicações na forma como vai encarar a maternidade, a sua relação com o bebé e com o pai. Comecei a falar disto há 40 anos.
V.: Como é que o trabalho de uma parteira é mais seguro do que o de um obstetra?

S.K.:
As parteiras são especialistas em partos normais. Os obstetras, em partos anormais. Quando se trata o parto normal como se fosse anormal, acaba por se fazer dele anormal: intervém-se, administram-se drogas, estimula-se o útero para uma actividade artificial. E isso é perigoso.

V.: Que perigos têm essas intervenções médicas?

S.K.: Quando se estimula o útero de forma desnecessária, pode-se bloquear o fluxo sanguíneo na placenta, o que reduz o sangue oxigenado para o bebé. Além disso, as contracções são muito dolorosas e as mulheres não as conseguem controlar com relaxamento e respiração. Acabam por precisar de drogas contra a dor. Com essas drogas vêm outros efeitos secundários. É um ciclo. Uma intervenção leva a outra e acaba-se com um parto medicamente assistido.

Sem comentários: