segunda-feira, 24 de outubro de 2005

O Sol e a Gravidez - pesquisa

Exposição solar materna, durante o 1º trimestre está associada a alto peso, à nascença, em bebés humanos

Palavras-chave da pesquisa: peso à nascença; temperatura ambiente; gestação; factor de crescimento insulina; crescimento fetal

Abstracção/Hipótese

Foram geradas 2 hipóteses alternativas para comprovar a variação sazonal no peso à nascença de bebés humanos, em países industrializados. A 1ª, corresponde à teoria hipotética de que uma baixa temperatura ambiente durante o 2º trimestre de gestação resulta num decréscimo do peso à nascença.

A 2ª, corresponde à teoria hipotética que a exposição à luz solar durante o 1º trimestre resulta num aumento de peso à nascença.
Estas 2 hipóteses foram testadas para que se determinasse qual, ou se nenhuma, comprovava a existência de uma variação sazonal no peso à nascença em bebés de termo. Dados relativos ao peso à nascença, recolhidos num período de 5 anos, foram analisados em função de intensidade de exposição à luz solar (elevada ou diminuta) e temperatura ambiente. Apesar de não se registar nenhum efeito da temperatura ambiente, no peso à nascença, durante nenhum dos trimestres, bebés cujas mães tiveram uma intensa (elevada) exposição à luz solar, durante o 1º trimestre, nasceram significativamente mais pesados do que bebés cujas mães tiveram uma fraca (diminuta) exposição à luz solar, durante o mesmo período (1º trimestre). Para além destes dados verificou-se ainda que, bebés cujas mães em que a exposição à luz solar se registou nos níveis mais baixos, durante o 2º e 3º trimestres, nasceram significativamente mais pesados, do que bebés cujas mães em que a exposição à luz solar foi de nível mais elevado, durante o mesmo período (2º e 3º trimestre).
A conclusão expressa a hipótese de que elevados níveis de luz solar durante o ínicio da gestação podem aumentar o nível do factor de crescimento como insulina (IGF)-1, facilitando o crescimento pré-natal.

Fonte: Karen Tustin, Julien Gross, Harlene Hayne - Psychology Department, University of Otago, Dunedin, New Zealand
© 2004 Wiley Periodicals, Inc. Dev Psychobiol 45: 221-230, 2004

Traduzido e adaptado por Sónia Sousa

Sem comentários: