quinta-feira, 20 de outubro de 2005

Relação entre Amamentação e Alergias.

Actualização efectuada à pesquisa com o tema: Relação entre o Prolongamento da amamentação e redução das dermatites atópicas e asma – 30 de Agosto 2005.

Pesquisas na Alemanha sugerem que, quanto maior for o período de amamentação menor é o risco de alergias na primeira infância, sobretudo em crianças cujas mães não têm um histórico familiar. A mesma pesquisa propõe mecanismos que podem explicar esse efeito protector.

Foi medida a concentração do solúvel CD14 - que desempenha um papel importante na imunidade inata - no leite de 803 mães, durante 6 meses após o parto. A incidência de dermatites atópicas e asma foi registada durante os 2 anos seguintes.

Verificou-se que, a incidência mais baixa de dermatites em crianças ocorreu naquelas que foram amamentadas entre 6 a 9 meses e, cujas mães não apresentavam qualquer histórico de doenças atópicas. Também se observou uma associação inversa entre a duração do período de amamentação e o risco de asma (P=0.01) - ou seja, quanto maior o período de amamentação, menor o risco de vir a sofrer de asma.
O efeito protector da amamentação era sinergético (efeito resultante de) com concentrações do solúvel CD14 no leite materno.

Tothenbacher D et al (2005), Breastfeeding, soluble CD14 concentration in breast milk and risk of atopic dermatitis and asthma in early childhood: birth cohort study._Clin Exp Allergy_35:1014-21.

Esta é uma actualização da UNICEF UK Baby Friendly Iniciative.

Fonte: UNICEF UK Baby Friendly Iniciative http://www.unicefcomms.org.uk
Texto traduzido e adaptado por Sónia Sousa

Sem comentários: