"Gente,
Eu nunca pensei direito no significado da palavra doula... na verdade, no meu começo aqui, achei que a doula era uma pessoa meio dispensável porque ela não sabia fazer um parto. Estou sem vergonha de dizer isso, porque confessar o tamanho da minha ignorância é a melhor forma de engrandecer o que tive aqui com as minhas amadas doula Luisa e Carla.
Eu vi a Luisa uma vez antes do meu parto, e a Carla eu fui conhecer na noite anterior. Era possível que algum laço de amor, afecto e amizade se formasse entre nós em tão pouco tempo?
Essa duas mulheres mostraram um amor incondicional a mim, ao meu bebé, ao meu marido e ao meu filho Caio. Elas vieram de mansinho... pisando devagarinho, para saber até onde poderiam ir ... Elas dirigiram cento e tal quilómetros, deixando em casa maridos, filhos e tudo o resto, para estarem comigo aqui de madrugada, me acalmando e me tranquilizando... elas se doaram a mim e à minha condição, sem pedir nada em troca... tudo e somente o que elas queria é que "desse certo".
Elas foram a minha mãe, minhas irmãs, as minhas amigas e mais um tanto de gente que ficou no Brasil.
Elas me fizeram sentir que eu era capaz, e que elas estariam comigo em qualquer decisão que eu tomasse. Elas podiam guiar o carro para o hospital, ou aparar o Enzo em suas próprias mãos, se a parteira não chegasse... era só eu pedir.
A Luisa, a minha doula oficial, deve ter um pé aqui e outro lá na comunidade dos anjos do céu... tem o olhar mais cheio de tranquilidade que eu já vi na vida. Se ser doula é um dom, ela certamente nasceu repleta dele. Espero que as mulheres dessa terra acordem logo para o parto humanizado e possam se permitir desfrutar desse amor que ela carraga... porque ela transborda carinho e atenção... ela é um presente dos deuses para essa turma de mães "escravizadas" pelo sistema. Foi um privilégio tê-la comigo!
A Carla minha doula e guardiã de meu tesouro Caio. Não fosse ela eu não tinha nem 1 cm de dilatação, fechava logo as pernas e impedia o Enzo de nascer... preocupada com o Caio que poderia estar assustado e ainda febril. Ela tem um sorriso doce e uma voz mansinha, que parece que canta para a gente dormir. Sabe aquelas mulheres delicadas que na verdade têm a força de uma leoa? Foi assim que eu a vi. E é dessa forma que me lembrarei dela por toda a minha vida!
Obviamente que eu descobri que é possível parir sem hospital e sem médico. E junto, descobri que parir tendo uma doula é essencial. Eu que tive duas (quatro, contando com as virtuais!), fui a mulher mais sortuda do mundo!!!
Luisa e Carla, estarei sempre aqui, com portas e braços abertos para toda a ocasião... eu nunca vou conseguir retribuir o bem que me fizeram.... mas saibam que agora a minha família também é suas. Fiquem por perto sempre que desejarem. E saibam que estar com vocês vai ser sempre uma forma de reviver o "nosso re-nascimento".
Um abraço forte, daqueles que a gente sente o coração da outra pessoa batendo!"
Waleska Nunes
Parto em casa depois de cesariana
Carta publicada com autorização da autora, a quem enviamos um abraço daqueles fortes...
Muito obrigada por nos deixarem participar desse vosso milagre
Luisa Condeço e Carla Guiomar