sexta-feira, 15 de outubro de 2004

A Doula e o parto hospitalar

Quando se deseja um parto no hospital a doula acompanha sempre a mãe, desde o momento em que esta avisa a doula de que o parto se iniciou até duas horas depois do bebé ter nascido. A doula fica com a mãe em casa para se certificar que está tudo bem com mãe e bebé, acompanhando a mãe nas primeiras fases do parto. A doula protege a mãe de estímulos exteriores, criando um ambiente calmo, de pouca luz, de segurança e privacidade. Quando a mãe se aproxima da segunda fase do parto, a doula acompanha ambos os pais ao hospital e fica com eles. Normalmente apenas um acompanhante é permitido no hospital e muitas vezes a mãe pede para ficar com a doula.
Porque é que isto acontece?
O pai normalmente fica um pouco nervoso, o que é natural, pois ama a sua companheira e não sabe muito bem se é normal ou não tudo o que esta está a passar. A doula conhece por experiência o comportamento da parturiente e está calma, acalmando naturalmente a mãe. Diplomaticamente, a doula deve pedir ao pessoal hospitalar para mudar a mãe de posição, ou sugerir menos intervenções, indo munida de estudos científicos que comprovem os seus pedidos (ver artigo cesarianas e o CTG).
Cada hospital tem as suas regras e estas não costumam ser muito flexíveis. A doula só deverá deixar a mãe quando tem a certeza de que esta se encontra bem.

3 comentários:

Anónimo disse...

Que bom, parece tão fácil e é assim que deve ser! estamos habituadas a ouvir dizer coisas horríveis e parece que já ninguém consegue ter bebés. Aconpanham antes da gravidez? amg

Anónimo disse...

da Mamãããã!!! em mfcf.blogs.sapo.pt:
Olá Luísa, obrigada pela informação sobre a tal legislação. Vou procurar mais sobre isso...
Tenho quase 12 semanas de gravidez e a DPP é a 07/Maio/2005. Está tudo óptimo, com um pouquinho de azia, naúsea e ainda o cansaço. Este último deve-se ir embora brevemente :)
Fiz uma Cesariana há 3 anos e espero que este filho venha a nascer de parto normal.
Quanto aos procedimento pouco flexíveis nos Hospitais, estou a pensar seriamente em escrever ao Hospital Cuf Descobertas (onde penso ir) para me inteirar dos procedimentos no Parto e até onde posso exigir...
Voltaremos a conversar, certamente.
Mamã.

mfc disse...

Continuo a gostar dos textos.
Um óptimo fim se semana.